terça-feira, 10 de março de 2009

Punto ainda mais "envenenado"


A Fiat apresentou na última semana em Belo Horizonte a versão mais esperada do Punto. Não importa se você o chame de Turbo ou T-JET, mas uma coisa é certa, essa versão do Punto chama muito a atenção pelo seu design, acabamento interno e principalmente pelo desempenho do novo motor italiano: Fire 1.4 16V Turbo, com 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque (encontrados já a partir dos 2.250 rpm, mantendo-se até 4.500 rpm).

O modelo inaugura a nova tendência européia, o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos, com mais economia de combustível.

Motor T-JET

Desenvolvido e produzido pela FPT Powertrain Technologies, ele é capaz de levar o Punto T-Jet a velocidade máxima de 203 km/h, com uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. O Punto T-Jet é a performance, a tecnologia e o desempenho do Punto levado ao extremo. Vale reforçar que, além disso, o consumo de combustível por ser até 10% menor (mais informações sobre o motor turbocompressor à frente). Para completar, a sensação de esportividade é ampliada graças a caixa de transmissão exclusiva e as relações de marchas especialmente projetadas para o motor T-Jet, garantindo vigorosas acelerações, sem comprometer o consumo, nem mesmo o ruído interno em velocidades mais altas.



O carro será comercializado em apenas quatro cores: branco, amarelo, vermelho e preto. Seus para-choques e grades dianteiras trazem desenhos mais esportivos, já os faróis chegam com máscara negra e as lanternas traseiras com bordas escuras. Os itens exclusivos continuam nas molduras dos para-lamas, que são pretas, assim como as minissaias laterais.



Para completar o visual mais esportivo, aerofólio bicolor na tampa traseira, ponteira do escapamento dupla cromada, luz de direção na cor prata, rodas exclusivas em liga leve de 17” com pneus 205/50 R17 e adesivos laterais com a sigla traseira “T-Jet”.


Os detalhes exclusivos também são encontrados no interior do Punto T-Jet. O painel de instrumentos é na cor da carroceria, com pintura soft touch, o que passa ainda mais esportividade. Outro ponto forte desta versão encontra-se nos bancos, envolventes e em formato esportivo, eles são revestidos parcialmente em couro preto e com a logo T-Jet. A versão também conta com volante, pomo do câmbio, alavanca de freio e puxadores das portas em couro preto com costura em tonalidade prata. Enquanto os cintos de segurança, em tom cinza, fazem conjunto com os bancos esportivos e aos painéis da portas, também revestidos em couro preto.



Nenhum comentário: