sexta-feira, 3 de abril de 2009

Track Day Fortaleza

Você já teve vontade de andar em um autódromo com toda segurança de uma corrida? Para quem tem esse desejo, dia quatro de abril é o dia certo para a satisfazer esse sonho. A partir das 8h, deste sábado (03/04), o autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, recebe o Terceiro Track Day Fortaleza. É neste evento que os participantes, previamente inscritos, podem dirigir seus carros com total segurança em um circuito de corrida, com a chancela da Federação Cearense de Automobilismo – FCA, com entrada franca para quem for assistir ao Track Day Fortaleza. 

Essa prática já comum e bem difundida na Europa e Estados Unidos, e é destaque no Brasil em alguns autódromos. O evento não configura corrida, nem competição, portanto, não há premiação ou vencedores. Trata-se, portanto, de uma oportunidade única dos motoristas testarem suas habilidades, aprimorando suas técnicas de pilotagem, desfrutando de uma consagrada pista de corrida, com infra-estrutura e segurança dignos de uma corrida oficial, de maneira totalmente profissional, com risco controlado.
 
O Track Day também tem o lado educativo, onde deixa bem claro que lugar de velocidade é no autódromo, com total segurança, e não as ruas das cidades. No circuito do autódromo, os motoristas, através de orientações e regras, podem andar nos seus próprios veículos particulares. O evento inicia com a inspeção criteriosa de cada veículo, sendo vetado aquele que estiver em situação irregular.
 
Os “pilotos” novatos (que nunca participaram de eventos no autódromo) contam com o auxílio de instrutores experientes para aprenderem as dicas de frenagem, posicionamento, tomada e saída de curva. Eles recebem instruções sobre os pontos críticos do circuito, como entrar em uma curva e como sair dela, o que significa cada bandeira, as sinalizações e demais explicações relacionadas ao evento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o evento, participei do 1º, 2º e agora deste 3º TrackDay Fortaleza, sem nenhum transtorno ou acidente. Indispensável pra quem gosta de carro e com entrada grátis no autodromo.